Prédio histórico

Estação da Paulista começa a ser restaurada

Investimento é de R$ 350 mil. Restauro foi aprovado pelo Codepac

Romualdo Cruz Filho
13/12/2022 às 06:37.
Atualizado em 13/12/2022 às 06:37
Restauro do prédio envolve a troca do forro de madeira, tomado pelo cupim (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Restauro do prédio envolve a troca do forro de madeira, tomado pelo cupim (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Foi iniciada na semana passada (7) a restauro do barracão principal da Estação da Paulista, que leva o nome do artista plástico Antônio Pacheco Ferraz, além de boa parte da estrutura da Gare, que é a área utilizada no passado para o embarque no trem. Serão investidos R$ 350 mil. A empresa responsável pela obra, que ganhou a licitação, chama-se Mazetto Construções.

De acordo com José Antônio Pereira Franco, diretor da Estação da Paulista, o serviço completo de restauro envolve troca das calhas, telhas quebradas, reboco das paredes com infiltração, antes preparadas adequadamente com retirada química de bolor para receber dois tons de tintas aprovadas pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac), uma vez que todo o prédio da Estação da Paulista é tombado.

“Depois de tirado o reboco, portanto, as paredes serão lavadas e impermeabilizadas para evitar que novas infiltrações aconteçam e possamos ter assim um espaço conservado por longo tempo para uso da população. São sete grandes salas bastante usadas eventos públicos”, observou. 

“Todo o forro está danificado, com cupim, porque a estrutura não recebe manutenção desde 2005, quando foi feita a última intervenção do prédio”. Segundo Franco, o recurso é da própria prefeitura, destinado à Secretaria de Cultura, e a empresa terá seis meses para concluir a obra.

Na gare será trocada todas as telas de proteção para evitar a entrada de pombos, que se alojam no forro e ajudam a danificar a estrutura. “A Gare também receberá pintura total e toda a obra está sendo acompanhada por engenheiros da Secretaria de Obras para que tudo aconteça dentro das recomendações técnicas”, garantiu.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por