Nesta sexta-feira, 2 de dezembro, às 20h, também será lançado o livro “Mínimas Sementes”
Espetáculo “Um trem de histórias e sonhos partindo de Tupi” é resultado de oficinas realizadas com alunos (Divulgação)
Nesta sexta-feira, 2 de dezembro, às 20h, na Escola Estadual Pedro de Mello (Bairro Tupi) será apresentada a montagem teatral “Um trem de histórias e sonhos partindo de Tupi”, resultado das oficinas realizadas com aproximadamente 440 alunos, sobre o bairro que comemora 100 anos, em 2022. Também será lançado o livro “Mínimas Sementes”.
“Plantando Sonhos – Teatro na Escola, uma criação coletiva” é um projeto realizado pelo Grupo Andaime de Teatro. Esse ano, contou com a parceria da Escola Estadual Pedro de Mello e apoio cultural do Sesc Piracicaba e da Secretaria de Ação Cultural. A escola foi escolhida para a realização das oficinas, nesse ano que o Tupi comemora 100 anos de existência.
O Plantando Sonhos compreende atividades relacionadas ao fazer teatral e a produção de um livro cartonero, o que permite a professores e alunos conhecerem e participarem das várias etapas do desenvolvimento de uma montagem cênica, culminando com a elaboração de uma peça.
As pesquisas realizadas trazem subsídios para as primeiras improvisações e montagem do espetáculo e também para a escrita do livro. O Projeto tem apresentado resultados significativos, como a melhoria das condições de comunicação nas comunidades, colaborando assim para a (re)construção dos valores culturais e históricos e contribuindo para o bem estar social. Esse ano as oficinas contaram com orientação dos atores educadores Márcio Abegão e Tiago de Luca.
Esse ano, o projeto também contou com oficinas de editoração de Livros Cartoneros, coordenadas por Solange Barreto da Editora Catapoesia, que resultou no livro “Mínimas Sementes”. São livros produzidos a partir das capas de papelão confeccionados artesanalmente de forma manual, o que sinaliza que qualquer pessoa pode ser autora e produtora do seu próprio conteúdo. Tem função social enquanto forma de resistência e de memória individual e coletiva.
O Plantando Sonhos, ao longo dos anos, já atingiu diretamente uma média de 3.700 (três mil e setecentos) alunos, divididos em aproximadamente 130 (cento e trinta) turmas e 130 (cento e trinta) professores dos ciclos I e II do Ensino Fundamental (faixa etária de sete a dez anos) e indiretamente as famílias dos alunos. Teve seu início em 2003, na Escola Municipal de Educação Fundamental Prof. André Franco Montoro, localizada na cidade de Piracicaba-SP, sendo que a partir de 2005 o Projeto foi ampliado para outras escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino.
O Plantando Sonhos também já foi realizado, durante dois anos, na cidade de Sumaré-SP.