Orquestra

Bruno Lourensetto participa de novo concerto da Sinfônica de Piracicaba

Terceiro concerto da Temporada 2022 é neste sábado (23) no Teatro Municipal Dr. Losso Netto

Da Redação
20/04/2022 às 07:49.
Atualizado em 20/04/2022 às 07:51
Leticia Puke (Batuta As apresentações têm a regência do maestro alemão Knut Andreas)

Leticia Puke (Batuta As apresentações têm a regência do maestro alemão Knut Andreas)

Neste sábado (23), às 16h e 19h, a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) realiza o terceiro concerto da Temporada 2022, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. As apresentações têm a regência do maestro alemão Knut Andreas, diretor artístico e regente titular, e solo ao trompete do instrumentista paulista Bruno Lourensetto, premiado internacionalmente e elogiado pela crítica do “The New York Times”.

A distribuição de ingressos começa quarta-feira (20), pela plataforma Mega Bilheteria. A entrada é gratuita.

“Concerto para trompete em lá sustenido maior” é a obra com a participação de Lourensetto. É a mais conhecida e mais executada de Alexander Arutjunjan e foi composta entre 1949 e 1950. A peça mescla características musicais ciganas, russas e do folclore do país de nascimento do compositor, a Armênia. “O concerto conta com momentos de muita energia na orquestra”, explica Knut Andreas.

A OSP apresenta ainda “Sinfonia n. 4”, criada por Ludwig van Beethoven em apenas um mês, em 1807, encomendada pelo conde Franz von Oppersdorff. A estreia teve regência do próprio compositor, na residência do príncipe Franz Joseph von Lobokowitz, em Viena.

“O Beethoven a escreveu em um momento de felicidade de sua vida, mas sabemos que sua trajetória não foi sempre assim”, lembra o maestro Knut Andreas. “A obra mostra a alegria da vida, inclui muita força e uma certa despreocupação do compositor, em contraponto com as sinfonias Eroica, a número 3, e a Quinta, conhecida como Do Destino, de característica dramática.”

No programa há, ainda, uma música do paulistano Francisco Mignone, inspirada em ritmos folclóricos afro-brasileiros. 

O solista

Aclamado como "impressionantemente seguro" pelo NY Times e "simplesmente estupendo” pelo jornal inglês Arts Desk, Bruno Lourensetto é trompetista principal da Bachiana Filarmônica, membro da Portland Baroque Orchestra e co-fundador do projeto Música para Respirar 24/7, internacionalmente premiado pela inovação, oferecendo concertos virtuais ao vivo para mais de 15 mil pessoas afetadas pela pandemia em 50 países. É professor do Festival de Verão de Campos de Jordão.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por