Prudente de Moraes

65 anos de história do museu

Comemorações em 29 de agosto vão marcar aniversário do Museu Prudente de Moraes

Da Redação
31/07/2022 às 05:59.
Atualizado em 31/07/2022 às 06:00
Museu Prudente de Moraes está localizado no Centro da cidade (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Museu Prudente de Moraes está localizado no Centro da cidade (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

O Museu Prudente de Moraes comemora seu 65º aniversário nesta segunda-feira (1º/8). Criado em 1957, é considerado um dos mais antigos e relevantes museus de seu tipo no Estado de São Paulo, dedicado à preservação e difusão da história, da cultura e das identidades locais. As celebrações oficiais serão realizadas gratuitamente em 29/8, das 9h às 16h, na praça José Bonifácio, para toda a comunidade de Piracicaba.

De acordo com a diretora do Museu, Érica Frasson, as comemorações oficiais serão desenvolvidas na Praça José Bonifácio por ser uma área de grande circulação de pessoas e próxima ao Museu.

“No local, os munícipes poderão conferir uma exposição itinerante, abordando toda a história da instituição e as atividades desenvolvidas em seu cotidiano. Além disso, teremos contação de histórias, atrações musicais, oficinas e interações lúdicas, envolvendo, assim, a comunidade que, ao longo de mais de seis décadas, acompanha o Museu e toda a história que ele carrega”, enfatiza Érica.

Instalado na antiga residência do primeiro presidente civil da República, Prudente de Moraes, o Museu é mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), e oferece exposições permanentes que mesclam memória e tecnologia, possibilitando o conhecimento da vida política e privada do patrono.

Além disso, expõe curiosidades sobre a urbanização de Piracicaba, com um acervo eclético que reúne objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas como Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, Barão de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha, Fabiano Lozano, entre outros. Há também grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.

Na década de 1930, o edifício abrigou a Faculdade de Odontologia Prudente de Moraes. Em seguida, o Grupo Escolar Dr. Prudente, a Delegacia de Ensino e, em 1957, tornou-se o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.

O prédio é hoje protegido e tombado pelas esferas Municipal (Codepac), Estadual (Condephat) e Federal (Iphan). O acervo correspondente a Coleção Prudente de Moraes é tombado pelo Iphan.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por