Saúde pública

UPAs reforçam estrutura contra doenças respiratórias

Equipamentos e ampliação do quadro médico e visa atender demanda por doenças respiratórias

Da Redação
26/06/2026 às 05:25.
Atualizado em 26/06/2026 às 05:25

Fisioterapeuta Samuel Ciganha destaca a importância do atendimento específico para doenças respiratórias (Divulgação)

Para garantir atendimento mais ágil, seguro e eficiente diante do aumento da demanda por doenças respiratórias durante o inverno, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Piracicaba receberam reforços estruturais e assistenciais, incluindo novos equipamentos, ampliação do quadro médico, implantação de protocolos de atendimento e capacitação das equipes.

A chegada das temperaturas mais baixas exige atenção especial devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios, como Influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR), responsáveis por casos de gripe, resfriados, sinusites e agravamento de doenças como a asma.

Relatório epidemiológico divulgado em 23 de junho aponta que Piracicaba registrou 144 casos hospitalizados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) neste ano, sendo 61 causados por Influenza. O levantamento também contabiliza cinco óbitos relacionados à doença. Nos meses quentes, de janeiro a março, foram registrados 27 casos de SRAG, número que subiu para 117, de abril a junho, quando as temperaturas são mais baixas.

“Todos os anos observamos um aumento na procura pelos serviços de urgência e emergência durante o período de inverno. Por isso, realizamos um planejamento antecipado para reforçar as equipes, ampliar a estrutura das UPAs e garantir que a população receba atendimento com qualidade, segurança e agilidade”, destacou o secretário municipal de Saúde, Gustavo Aguiar.

Entre as medidas adotadas está a aquisição de novos equipamentos, incluindo cardioversores, oxímetros de pulso adulto e infantil e monitores multiparamétricos adulto e pediátrico, fortalecendo a capacidade assistencial das unidades.

Também houve ampliação do quadro de profissionais médicos para atendimento adulto e pediátrico, com o objetivo de reduzir o tempo de espera e assegurar maior qualidade na assistência prestada aos pacientes.

A implantação de protocolos assistenciais e fluxos de atendimento rápidos e eficazes tem como principal objetivo organizar os processos internos e direcionar os pacientes de acordo com a gravidade dos casos, garantindo maior resolutividade e segurança.

Para fortalecer ainda mais a rede de urgência e emergência, as equipes assistenciais passaram por capacitações e atualizações técnicas, promovendo a padronização de condutas e a qualificação permanente dos profissionais.

Outro importante diferencial foi a atuação integrada da equipe de fisioterapia junto aos médicos, especialmente nos atendimentos relacionados às doenças respiratórias. Essa parceria possibilita intervenções precoces, suporte ventilatório adequado e tratamentos mais conservadores quando indicados, contribuindo para melhores desfechos clínicos e maior resolutividade dos atendimentos.

“A atuação do fisioterapeuta nessas unidades produz impactos diretos na redução de complicações respiratórias e de déficits funcionais, interferindo positivamente na redução da necessidade de internações hospitalares e na melhoria da rotatividade dos leitos públicos”, aponta o fisioterapeuta Samuel Ciganha.

Teleatendimento

Em casos de sintomas leves, como tosse, coriza, febre baixa e dor de garganta, a população pode utilizar o serviço de teleconsulta disponível gratuitamente pelo aplicativo PiraSUS, disponível para sistemas Android e iOS. A ferramenta oferece orientação médica sem a necessidade de deslocamento até uma unidade de saúde, contribuindo para reduzir a sobrecarga dos serviços presenciais e agilizar o atendimento aos pacientes que realmente necessitam de avaliação presencial.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por