A passagem da frente fria, seguida da entrada de uma massa de ar polar, deixa o tempo instável (Mateus Medeiros)
Piracicaba e região enfrentam frio intenso entre hoje e amanhã devido à passagem de uma frente fria.
Em entrevista à Gazeta,, o meteorologista Bruno Bainy, do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), informou que, nas madrugadas de terça-feira e quarta-feira, os termômetros podem registrar mínimas de até 5°C . A presença de chuva fina e intermitente contribui para acentuar a sensação de frio.
Segundo as previsões meteorológicas, o tempo deve melhorar apenas a partir de quinta-feira, com mínima prevista de 17°C e dia ensolarado.
Bruno Bainy explicou que os moradores podem se preparar para outras frentes frias durante o inverno — algo característico da Região Sudeste. "Ao contrário do Sul, onde o inverno é marcado por frio intenso e duradouro, nossa região alterna dias gelados com outros de temperatura mais amena", observa.
O especialista destaca que o fenômeno atual reflete o que os cientistas chamam de transição climática — o encontro de uma frente fria com uma massa de ar mais quente. É um processo comum no inverno, mas com padrões de ocorrência difíceis de prever. “Não é possível saber com muitos dias de antecedência quando uma nova frente se aproxima. O ideal é manter a blusa sempre por perto”, aconselha.
Alerta Laranja
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu Alerta Laranja para a região de Piracicaba, indicando risco moderado à saúde devido à queda acentuada de temperatura, chuvas e outros fenômenos climáticos.
O alerta foi decretado diante da chegada da frente fria, que tem provocado declínio de mais de 5°C em diversas áreas do estado de São Paulo.
Os serviços de meteorologia projetam madrugadas geladas terça e quarta-feira, com as temperaturas mínimas subindo gradualmente até o fim de semana. No sábado, a previsão aponta mínima de 17°C e máxima de 27°C — um cenário mais ameno, mas ainda longe do calor típico do verão.
Cuidados
A passagem da frente fria, seguida da entrada de uma massa de ar polar, deixa o tempo instável e traz possibilidade pontual de ventos e chuva forte. O alerta foi emitido pela Defesa Civil do Estado, que orienta a população a redobrar os cuidados. Há risco de alagamentos e quedas de árvores. Veja as recomendações:
Evite atravessar ruas alagadas, pois há risco de correnteza e contaminação.
Desligue aparelhos eletrônicos em caso de descargas elétricas próximas.
Proteja pessoas vulneráveis, como idosos, crianças e moradores em situação de rua, que são mais suscetíveis ao frio intenso.