Em agosto

Semana Municipal de Aleitamento Materno chega à 10ª edição

A campanha é simbolizada pela cor dourada, que representa o leite materno como “padrão ouro” de qualidade para a alimentação infantil

Da Redação
16/07/2026 às 07:16.
Atualizado em 16/07/2026 às 07:16
Afeto Izalene Santos amamenta o filho Bernardo no Cantinho da Amamentação, criado na USF Grand Park (Divulgação)

Afeto Izalene Santos amamenta o filho Bernardo no Cantinho da Amamentação, criado na USF Grand Park (Divulgação)

Piracicaba realiza, entre os dias 2 e 6 de agosto, a 10ª Semana Municipal de Aleitamento Materno. A programação reúne caminhada, premiação, capacitações e o tradicional mamaço, reforçando a importância da amamentação para a saúde da criança, da mulher e para o desenvolvimento sustentável.

Promovida pelo Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, e instituições parceiras, a iniciativa destaca o tema “Amamentação para um começo de vida sustentável: fortaleça o que funciona”, proposto pela Semana Mundial de Aleitamento Materno (WABA). O objetivo é valorizar avanços, experiências bem-sucedidas e lições aprendidas, além de evidenciar o impacto da amamentação na nutrição, segurança alimentar e redução da pobreza.

“Chegar à 10ª edição da Semana Municipal de Aleitamento Materno é motivo de comemoração e também de renovação do compromisso de toda a rede de apoio à amamentação em Piracicaba. Amamentar é um ato natural, mas que exige acolhimento, informação e suporte da família, dos serviços de saúde, dos empregadores e da sociedade. A programação deste ano busca justamente fortalecer essa rede e valorizar práticas que contribuem para um começo de vida mais saudável e sustentável para crianças e mulheres”, afirma Denise Fornazari, presidente do Comitê Municipal.

Voltada a profissionais, famílias, estudantes e gestores, a programação reforça o aleitamento materno como direito fundamental e aliado da saúde da criança, da mulher e do planeta.

O incentivo à amamentação está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Entre os benefícios estão a redução da mortalidade infantil por causas evitáveis, menor incidência de alergias, diarreias, doenças respiratórias, obesidade e diabetes tipo 2, além da diminuição do risco de câncer de mama e de ovário.

Agosto Dourado

O mês de agosto é dedicado, em todo o Brasil, à conscientização sobre o aleitamento materno. A campanha é simbolizada pela cor dourada, que representa o leite materno como “padrão ouro” de qualidade para a alimentação infantil.

Confira a programação

Dia 2 – Abertura com a 3ª Caminhada Dourada, na Esalq. O percurso de três quilômetros terá concentração às 6h30 e largada às 7h. Inscrições aqui.

Dia 4 – Premiação da Copa do Aleitamento Materno, às 13h, na Câmara Municipal. Em seguida, palestra da pediatra Flávia Schaidhauer para profissionais da saúde, educação e assistência social. Inscrições aqui.

Dia 5 – Capacitação “Desafios da amamentação na prática clínica: da avaliação à intervenção”, das 8h às 12h30, no Simespi, voltada a médicos e enfermeiros.

Dia 6 – Tradicional mamaço, às 13h30, no Galpão 17 do Engenho Central, com amamentação coletiva e atividades culturais e recreativas para famílias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por