Mobilidade Urbana

Prefeitura inicia construção da ciclovia Riverside

Obra teve início com limpeza e demarcação com topografia na região do Engenho Central

Da Redação
27/03/2024 às 09:30.
Atualizado em 27/03/2024 às 09:30
De acordo com projeto, nos limites das rampas da passarela estaiada será implantada área de contemplação.jpg (CCS)

De acordo com projeto, nos limites das rampas da passarela estaiada será implantada área de contemplação.jpg (CCS)

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), iniciou nesta semana a construção da ciclovia Riverside, no trecho de 5,1km ligando a Ponte do Morato ao final da avenida Juscelino Kubistschek. Atualmente, a empresa contratada para a obra, a Pontuali, realiza limpeza e faz demarcação com topografia na região do Bosque do Engenho Central. O valor do investimento para este trecho é de R$ 3.192.000, provenientes do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), por meio de contrato com a Caixa Econômica Federal. O projeto total da Riverside terá aproximadamente 36km, ligando os bairros Jupiá e Monte Alegre. Outro trecho da ciclovia, do Anel Viário Municipal Comendador Leopoldo Dedini, após a ponte sobre o rio Piracicaba, até a avenida Comendador Pedro Morganti, está com licitação aberta, e há, ainda, trecho em fase de desenvolvimento de projeto.

De acordo com o escopo do projeto, a etapa da Riverside já em execução se inicia na Ponte do Morato e percorre a área de vegetação até a passarela Estaiada. Nos limites das rampas da passarela será implantada área de contemplação, a qual contará com bancos, lixeiras, paraciclos, painel informativo e espaço destinado a food truck. Depois, a ciclovia entra no Engenho Central, passa pelo Parque do Mirante, avenida Dr. Maurice Allain, atravessa a avenida Barão de Serra Negra e entra na avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira. A ciclovia deverá ter 2,50m de largura.

“Depois da limpeza e serviço de topografia, as próximas fases de construção são a regularização do solo e posterior concretagem da ciclovia. Nosso intuito é tornar Piracicaba cada vez mais ciclável e todas as intervenções que fazemos, além das ciclovias, como alargamento de ruas, construção de rotatórias, implantação de faixas elevadas, entre outras, buscam a melhoria dos espaços públicos, com foco em ações de segurança viária e mobilidade ativa”, falou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira. 

MAIS - O edital de concorrência eletrônica de número 11/2024 para mais um trecho da Riverside foi aberto na semana passada. Esse trecho prevê a construção da ciclovia no Anel Viário Municipal Comendador Leopoldo Dedini, após a ponte sobre o rio Piracicaba, e segue até a avenida Comendador Pedro Morganti, abrangendo a área gastronômica do bairro Monte Alegre e as proximidades da indústria OJI Papéis, totalizando 4,6 km. O processo é 24.782/2024. A abertura das propostas está agendada para 8/05 às 13h30 e o início da fase de lances será no mesmo dia, às 14h. O edital completo está disponível no site piracicaba.sp.gov.br.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por