De acordo com projeto, nos limites das rampas da passarela estaiada será implantada área de contemplação.jpg (CCS)
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), iniciou nesta semana a construção da ciclovia Riverside, no trecho de 5,1km ligando a Ponte do Morato ao final da avenida Juscelino Kubistschek. Atualmente, a empresa contratada para a obra, a Pontuali, realiza limpeza e faz demarcação com topografia na região do Bosque do Engenho Central. O valor do investimento para este trecho é de R$ 3.192.000, provenientes do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), por meio de contrato com a Caixa Econômica Federal. O projeto total da Riverside terá aproximadamente 36km, ligando os bairros Jupiá e Monte Alegre. Outro trecho da ciclovia, do Anel Viário Municipal Comendador Leopoldo Dedini, após a ponte sobre o rio Piracicaba, até a avenida Comendador Pedro Morganti, está com licitação aberta, e há, ainda, trecho em fase de desenvolvimento de projeto.
De acordo com o escopo do projeto, a etapa da Riverside já em execução se inicia na Ponte do Morato e percorre a área de vegetação até a passarela Estaiada. Nos limites das rampas da passarela será implantada área de contemplação, a qual contará com bancos, lixeiras, paraciclos, painel informativo e espaço destinado a food truck. Depois, a ciclovia entra no Engenho Central, passa pelo Parque do Mirante, avenida Dr. Maurice Allain, atravessa a avenida Barão de Serra Negra e entra na avenida Juscelino Kubistchek de Oliveira. A ciclovia deverá ter 2,50m de largura.
“Depois da limpeza e serviço de topografia, as próximas fases de construção são a regularização do solo e posterior concretagem da ciclovia. Nosso intuito é tornar Piracicaba cada vez mais ciclável e todas as intervenções que fazemos, além das ciclovias, como alargamento de ruas, construção de rotatórias, implantação de faixas elevadas, entre outras, buscam a melhoria dos espaços públicos, com foco em ações de segurança viária e mobilidade ativa”, falou a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira.
MAIS - O edital de concorrência eletrônica de número 11/2024 para mais um trecho da Riverside foi aberto na semana passada. Esse trecho prevê a construção da ciclovia no Anel Viário Municipal Comendador Leopoldo Dedini, após a ponte sobre o rio Piracicaba, e segue até a avenida Comendador Pedro Morganti, abrangendo a área gastronômica do bairro Monte Alegre e as proximidades da indústria OJI Papéis, totalizando 4,6 km. O processo é 24.782/2024. A abertura das propostas está agendada para 8/05 às 13h30 e o início da fase de lances será no mesmo dia, às 14h. O edital completo está disponível no site piracicaba.sp.gov.br.