Restauro

PL autoriza R$ 1 milhão para obras no Mercado Municipal

A Prefeitura de Piracicaba enviou à Câmara um projeto que autoriza repasse de R$ 1 milhão à Associação do Mercado Municipal para ajudar na reconstrução do prédio, destruído por incêndio em 2025. A verba cobre parte da segunda etapa das obras

Da Redação
23/06/2026 às 07:04.
Atualizado em 23/06/2026 às 07:04
Obras estão paralisadas há cerca de 40 dias, segundo os permissionários, que demonstram preocupação (Davi Negri)

Obras estão paralisadas há cerca de 40 dias, segundo os permissionários, que demonstram preocupação (Davi Negri)

A Prefeitura de Piracicaba protocolou ontem, na Câmara Municipal, um Projeto de Lei que autoriza o repasse de R$ 1 milhão à Associação do Comércio Varejista do Mercado Municipal de Piracicaba para auxiliar na reconstrução do Mercado Municipal. A proposta será analisada pelos vereadores e, se aprovada, permitirá a transferência dos recursos para a continuidade das obras de recuperação do prédio atingido por incêndio em julho de 2025, que estão paralisadas há cerca de 40 dias, segundo permissionários preocupados. A administração do Mercado Municipal é realizada por meio de parceria público-privada entre a Prefeitura e a Associação de Comerciantes do Mercado Municipal.

O repasse foi necessário já que a indenização securitária recebida pela Associação não foi suficiente para a restauração completa do imóvel, que é tombado como patrimônio histórico do município. A segunda etapa das obras, que corresponde à conclusão da reconstrução do imóvel, está orçada em R$ 1.745.904,78.

Os recursos do seguro foram utilizados integralmente na primeira fase da reconstrução, concluída com investimento de R$ 2,4 milhões. Nessa etapa, foram executados a demolição e remoção das estruturas comprometidas pelo incêndio, reconstrução das paredes laterais e internas, instalação da estrutura metálica e da cobertura do telhado, retirada do piso antigo e das redes de água e esgoto, regularização do solo para implantação da nova infraestrutura hidráulica, construção das divisórias dos boxes e implantação de uma nova caixa d’água com capacidade de 50 mil litros destinada à rede de hidrantes.

Caso seja aprovado pela Câmara Municipal, o repasse de R$ 1 milhão será destinado a auxiliar no custeio da etapa final da reconstrução, contribuindo para a conclusão das obras e a recuperação completa do imóvel. Ainda de acordo com a justificativa do PL, a Associação do Comércio Varejista do Mercado Municipal também informou que busca outras fontes de recursos para complementar o valor necessário à finalização dos trabalhos.

O Projeto de Lei ressalta a importância do Mercado Municipal como um dos principais equipamentos públicos de Piracicaba, com relevância histórica, cultural e econômica para o município. Segundo a justificativa encaminhada ao Legislativo, o espaço é um tradicional ponto de comércio e abastecimento, integra o cotidiano da população e movimenta a economia local por meio do trabalho dos permissionários e do fluxo constante de moradores e visitantes, o que reforça a necessidade de ações voltadas à sua recuperação e pleno funcionamento.

Relembre 

O Mercado Municipal foi atingido por um incêndio na madrugada de 23/07/2025. As chamas atingiram 17 boxes do equipamento público localizado na região central da cidade. Não houve vítimas, mas o prédio precisou ser interditado para a realização dos trabalhos de rescaldo, limpeza e avaliação dos danos causados pelo fogo.

Desde as primeiras horas após o incêndio, uma força-tarefa formada por diversas secretarias municipais, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e polícias Militar e Civil atuou no local para garantir a segurança da população e dos permissionários, além de acompanhar as medidas necessárias para a retomada das atividades.

Para minimizar os impactos aos comerciantes afetados e assegurar a continuidade dos atendimentos, a Prefeitura providenciou a instalação de módulos provisórios no bolsão de estacionamento do próprio Mercado Municipal. Ao todo, foram implantados 16 módulos, sendo 15 destinados aos permissionários e um para sanitários, permitindo que os comerciantes mantivessem suas atividades durante o período de recuperação da área atingida.


 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por