Áreas de mata

Núcleo Piracicaba do Gaema participa de operação contra queimadas

Ação reúne Ministério Público, Polícia Militar Ambiental e Fundação Florestal em fiscalizações no Estado até sexta-feira

Da Redação
26/05/2026 às 07:09.
Atualizado em 26/05/2026 às 07:09

Força-tarefa criada para a operação contará com o uso de drones para ampliar a capacidade de monitoramento das equipes em campo (Gaema)

Começou ontem a Operação Huracán, que reúne MPSP, Polícia Militar Ambiental e Fundação Florestal na prevenção a queimadas e incêndios em áreas de mata em todo o Estado de São Paulo. Pelo Ministério Público, participam das atividades de fiscalização os núcleos Pardo, Médio Paranapanema, Campinas, Piracicaba e Sorocaba do Gaema. As atividades de fiscalização se estenderão até a próxima sexta-feira.

A iniciativa tem caráter preventivo e busca reforçar o monitoramento de regiões mais suscetíveis ao fogo durante o período de estiagem. Entre os alvos das equipes estão unidades de conservação, áreas de vegetação nativa, reservas legais, propriedades rurais, rodovias, ferrovias e plantações de cana-de-açúcar.

Durante a operação, serão verificadas as condições de manutenção dos aceiros (faixas sem vegetação que funcionam como barreiras para conter o avanço das chamas), além da situação das faixas de domínio às margens de estradas e linhas férreas. No setor sucroalcooleiro, a fiscalização também incluirá a análise dos planos de prevenção a incêndios e da adoção efetiva de medidas preventivas.

A força-tarefa contará ainda com o uso de drones para ampliar a capacidade de monitoramento das equipes em campo, permitindo a identificação de pontos críticos e de eventuais irregularidades ambientais, inclusive em áreas de difícil acesso.

Alinhada à Operação São Paulo sem Fogo, a Huracán pretende reduzir os danos ambientais causados pelas queimadas, preservar a biodiversidade e estimular a responsabilidade compartilhada entre proprietários rurais, concessionárias e gestores públicos na prevenção de incêndios florestais.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por