Pecege

Feira de empregos aproximou comunidade e instituições

Cerca de mil pessoas participaram do evento de empregabilidade e capacitação profissional

Da Redação
15/04/2024 às 10:51.
Atualizado em 15/04/2024 às 10:52
A feira de empregos é uma ação realizada pelo vereador André Bandeira (Divulação)

A feira de empregos é uma ação realizada pelo vereador André Bandeira (Divulação)

Conectar profissionais que estão em busca de uma colocação no mercado de trabalho a empresas da região e fomentar o processo de capacitação profissional através do contato com instituições de ensino. Esses foram alguns dos objetivos da feira de empregos que aconteceu na noite de terça-feira (09) na Paróquia São Pedro, região da Vila Rezende. De acordo com estimativas da organização, estiverem presentes mais de mil pessoas no evento, além de 40 empresas, instituições de ensino e agências de recrutamento.

A feira de empregos é uma ação realizada pelo vereador André Bandeira, que está à frente do Fórum Permanente de Educação Financeira, Empreendedorismo e Empregabilidade da Câmara. De acordo com o vereador, o evento começou a tomar forma em 2015 através da necessidade de ações de fomento de emprego na região. “A ideia surgiu lá atrás com uma demanda que a gente tinha no gabinete de pessoas procurando vagas de trabalho. A gente começou a ver a dificuldade dessas pessoas terem acesso às vagas de trabalho na época lá em 2015/2016. O mais forte da divulgação era em jornal impresso e muitas pessoas ainda tinham até dificuldade de comprar o impresso. Então o que a gente começou a fazer a divulgação através das nossas redes sociais. A coisa foi evoluindo, foi crescendo. A ideia agora é tentar fazer pelo menos uma feira por mês.”, explica o vereador.

Ainda segundo André Bandeira, além dessa aproximação dos profissionais com as empresas e recrutadoras, o evento mira também o processo de capacitação e aprendizado da pessoa. “Além das empresas que estão com as suas vagas diretas, a gente tem ao menos cinco agências de RH que representam pelo menos 50 empresas, além de escolas técnicas, como a ETEC e o Pecege”, diz o vereador.

Mercado de trabalho aquecido e parceria

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, a região de Piracicaba apresentou números animadores em fevereiro de 2024. De acordo com o Caged, 4.289 vagas foram criadas, 30,5% a mais do que em fevereiro de 2023 (3.289 vagas).

Ações como a Feira de Empregos ajudam na busca de emprego na região e aproximam as partes interessadas. Uma das Instituições presentes na Ação de Empregabilidade foi o Pecege. Segundo a Analista de RH da Instituição, Juliana Guirao, a experiência em participar do evento é enriquecedora. “A ação proporcionou à população a oportunidade de conhecer empresas que estavam recrutando candidatos em busca de recolocação ou ingresso no mercado de trabalho, demonstrando um compromisso real com o desenvolvimento da comunidade de Piracicaba. Foi uma bela iniciativa que promoveu o encontro entre talentos e oportunidades.

Além de recebermos currículos de pessoas interessadas nas vagas disponíveis no Pecege, também apresentamos o Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais durante o evento. Nossa intenção foi incentivar os participantes a buscarem a capacitação necessária para se destacarem no mercado e aumentarem suas chances de recolocação profissional de forma eficaz”, contextualiza Juliana.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por