Educação e história

Escola Profº José Romão se prepara para o centenário

Como parte da programação, os alunos da disciplina eletiva “Resgatando Memórias” visitaram o prédio original que abrigou a escola

Da Redação
26/04/2024 às 16:16.
Atualizado em 26/04/2024 às 16:16
Alunos no prédio que deu origem à história (Divulgação)

Alunos no prédio que deu origem à história (Divulgação)

Em 2025, a Escola Estadual Prof. José Romão, localizada na Vila Rezende (avenida Manoel Conceição 381), estará comemorando o centenário de sua criação. Como parte da programação, os alunos da disciplina eletiva “Resgatando Memórias”, ministrada pelos professores Cintia Vitti Mazzotti e Juliano Trevisan, visitaram na manhã de quarta-feira, 24, o prédio original que abrigou a escola. Eles estiveram acompanhados pela diretora Cilmara Calderon. 

O atual edifício foi inaugurado em 1º de agosto de 1953, porém sua história é anterior. A escola foi criada inicialmente com o nome de “Grupo Escolar da Vila Rezende”, em 28 de fevereiro de 1925, cujas aulas iniciaram em 5 de março do mesmo ano, em prédio cedido pelo Engenho Central, localizado na avenida Dona Maria Elisa, onde hoje está localizado o Colégio Anglo Portal do Engenho, local de nossa visita. A partir de 21 e abril de 1932 passou a ser denominado Grupo Escolar 'Professor José Romão' homenageando o primeiro professor público nomeado para Piracicaba, José Romão Leite Prestes.

Atualmente, a escola atende estudantes do ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano) que compreende a faixa etária dos 10 aos 15 anos. São 354 alunos, 28 professores, três gestoras (coordenadora geral, diretora e vice-diretora) e cinco agentes de organização escolar.

“Está situada num dos mais antigos e privilegiados bairros da cidade, os alunos são oriundos de diversos bairros, devido ao grande prestígio que a escola possui devido a sua boa reputação em relação ao ensino -aprendizagem, o que também é confirmado pelos índices nas avaliações externas e pela sua localização”, observa a professora Cintia. Ela comenta que a maioria poderia estudar perto de suas residências, mas preferem custear o transporte e estudar nesta unidade escolar. Em relação ao nível social, pode-se concluir que as famílias pertencem a classe média baixa.

Desde 2021, a escola está inserida no Programa de Ensino Integral e, conforme destaca a professora, “assume como missão oportunizar ao aluno a construção efetiva de seu conhecimento, a excelência na formação acadêmica, respaldando o desenvolvimento dos projetos de vida dos estudantes ao longo de sua trajetória escolar, contribuindo para o aprimoramento dos estudantes como pessoa em todas as suas dimensões (cognitiva, física, socioemocional e cultural), sendo ainda uma escola que prioriza, sobretudo a formação de um Jovem autônomo, solidário e competente”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por