Proliferação

Dengue: mais de 4 mil casos

Calor e chuva é combinação ideal para a proliferação do Aedes

Da Redação
27/03/2024 às 09:25.
Atualizado em 27/03/2024 às 09:25
Faça o descarte correto dos utensílios plásticos (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Faça o descarte correto dos utensílios plásticos (Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba)

Com o calor e as chuvas, a população deve redobrar os cuidados com os criadouros do mosquito Aedes aegypti, uma vez que os recipientes ficam com água. Além da dengue, o mosquito transmite chikungunya e Zica.

Piracicaba registrou este ano, até ontem, dia 26, 4.127 casos positivos para dengue e duas mortes, de acordo com a Prefeitura Municipal. Cinquenta e seis pessoas foram internadas em dois hospitais da cidade, nos últimos 30 dias. A Santa Casa, segundo o Setor de Controladoria Hospitalar, registrou 24 internações (16 SUS) e realizou 1.093 testes de dengue (76 SUS). No hospital Unimed, no mesmo período, foram 32 internações.

Os órgãos de Saúde observam que a dengue é uma doença sazonal e costuma surgir nos períodos mais quentes e de chuva, principalmente entre os meses de outubro a maio. 

Por isso, é necessário dedicar um tempo para fazer vistoria na casa, checar os lugares onde possa haver criadouro. Faça isso no local de trabalho também. É bom não dar moleza para o Aedes aegypti. 

A Gazeta de Piracicaba, em parceria com o Colégio Polibrasil, a Rede Drogal e Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), está realizando a campanha “Vencer a dengue é nossa responsabilidade”, para conscientizar as pessoas dos riscos que o mosquito da dengue representa à saúde.

O Ministério da Saúde observa que as pessoas com doenças crônicas, gestantes, crianças menores de dois anos e acima de 65 anos são mais suscetíveis às complicações da dengue. 

Então, mãos à obra. Elimine os criadouros, cuide de sua família e de seus vizinhos.

não acumule entulho;
guarde as garrafas com a boca virada para baixo; 
coloque areia nos vasos de planta;
feche bem os sacos de lixo;
mantenha a caixa d’água bem fechada; 
pneus devem estar secos e em locais cobertos; 
Não jogue lixo em terreno baldio;

Faça o descarte correto de utensílios plásticos, tampas de garrafas e latas de refrigerantes, sacolinhas plásticas, entre outros. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por