Serviços

Aprovação da água em Piracicaba chega a 52,5%, segundo Prefeitura

Levantamento do Instituto Indsat mostra avanço na avaliação dos moradores, mas serviço ainda segue em grau médio de satisfação

Da Redação
26/06/2026 às 05:58.
Atualizado em 26/06/2026 às 05:58

Prefeito Helinho Zanatta em visita às obras de ampliação da ETA Capim Fino (CCS)

A avaliação dos moradores sobre a qualidade da água distribuída em Piracicaba melhorou na pesquisa mais recente do Instituto Indsat, divulgada em maio de 2026. Segundo o levantamento, a aprovação chegou a 52,5%, o maior índice dos últimos 18 meses.

O resultado representa alta de 11,9 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, feita em fevereiro, quando a aprovação era de 40,6%. Desde janeiro de 2025, quando o índice estava em 40,8%, a avaliação positiva apresenta avanço no comparativo divulgado pelo instituto.

A pesquisa mede a satisfação da população com o serviço, e não substitui análises técnicas ou laboratoriais sobre a qualidade da água. O dado, portanto, mostra melhora na percepção dos moradores sobre o abastecimento.

A rejeição também caiu. As avaliações negativas passaram de 30,9%, em fevereiro, para 24,8% em maio, menor patamar da série recente acompanhada pelo instituto. Dentro desse percentual, 15,1% dos entrevistados avaliaram o serviço como ruim e 9,7% como péssimo.

Na pontuação geral do Indsat, a qualidade da água em Piracicaba chegou a 643 pontos. O índice mantém o serviço no Grau Médio de Satisfação. Apesar da melhora, a cidade ainda ficou abaixo da média das cidades de grande porte, que foi de 669 pontos.

A Prefeitura atribui a melhora na percepção da população aos investimentos feitos no sistema de abastecimento desde o início de 2025. Entre as ações citadas estão a limpeza dos tanques da ETA II Luiz de Queiroz, a modernização da estação, troca de redes antigas, implantação de novas adutoras, reservatórios e sistemas de controle do abastecimento.

Segundo a administração municipal, a força-tarefa na ETA II foi realizada após a identificação de acúmulo de lodo nos tanques, problema que afetava a produção de água tratada e provocava interrupções no abastecimento de cerca de 120 mil moradores.

A Prefeitura informou que a modernização da ETA II Luiz de Queiroz recebeu mais de R$ 9 milhões em investimentos, com novos decantadores, substituição de materiais filtrantes e sistemas automatizados. Também foram iniciadas obras que, somadas, ultrapassam R$ 70 milhões, incluindo intervenções em adutoras, reservatórios, redes antigas, geofonamento, Estação de Tratamento de Lodo e ampliação da ETA Capim Fino.

De acordo com o Semae, outros R$ 120 milhões já estão contratados para obras com execução até 2028. A lista inclui novas adutoras, ampliação da reservação e reforço no sistema de distribuição de água.

O prefeito Helinho Zanatta afirmou que os investimentos buscam reduzir problemas históricos no abastecimento. “Quando assumimos a Prefeitura encontramos um sistema de abastecimento que enfrentava problemas históricos e colocava milhares de famílias em situação de insegurança hídrica. Desde então, estamos fazendo os maiores investimentos das últimas décadas em saneamento”, disse.

O presidente do Semae, Ronald Pereira, afirmou que a melhora na avaliação reflete a recuperação de estruturas do sistema. “Recuperamos estruturas que há muitos anos necessitavam de investimentos, modernizamos o sistema e seguimos executando um planejamento robusto para garantir água com qualidade, regularidade e segurança para toda a população”, declarou.

A Prefeitura também informou que trabalha para viabilizar cerca de R$ 350 milhões em novos investimentos estruturantes e mais R$ 250 milhões por meio do PAC, do Governo Federal. Os projetos incluem ampliação da ETA Capim Fino, novos reservatórios e novas adutoras.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por