Eleições 2026

TSE anuncia 158,7 milhões de eleitores para pleito

Número representa crescimento de 2,29 milhões em relação a 2022 e revela mudanças no perfil do eleitorado

Da Redação
21/07/2026 às 07:38.
Atualizado em 21/07/2026 às 07:38
Tribunal Superior Eleitoral divulgou o perfil do eleitorado que irá às urnas no próximo dia 4 de outubro (Rafa Neddermeyer/ABr)

Tribunal Superior Eleitoral divulgou o perfil do eleitorado que irá às urnas no próximo dia 4 de outubro (Rafa Neddermeyer/ABr)

O Tribunal Superior Eleitoral anunciou que 158.745.463 brasileiros estarão aptos a votar nas eleições presidenciais de outubro, número que representa um crescimento de 2,29 milhões de eleitores em relação ao pleito de 2022.

O primeiro turno está marcado para o dia 4 de outubro, quando serão escolhidos deputados federais, estaduais, distritais, governadores, senadores e o presidente da República. Caso nenhum candidato alcance mais de 50% dos votos válidos, haverá segundo turno no dia 25, restrito às disputas para governador e presidente.

Os dados mostram mudanças importantes no perfil do eleitorado. A Região Norte foi a que mais cresceu proporcionalmente, com alta de 4,37% e mais de meio milhão de novos eleitores. No exterior, o aumento foi ainda mais expressivo: 31,82%, passando de 697 mil para 918 mil brasileiros aptos a votar, que participam apenas da escolha presidencial.

As mulheres continuam sendo maioria, somando 83,8 milhões de eleitoras, o que corresponde a 52,84% do total. A diversidade também se ampliou após a exigência de autodeclaração de raça e cor: o número de pardos chegou a 16,9 milhões, o de pretos a 3,5 milhões, indígenas a 287 mil e brancos a 11,6 milhões.

Em relação à idade, a faixa etária mais numerosa é a de 40 a 44 anos, com quase 16 milhões de eleitores. Houve crescimento expressivo entre os idosos, com 4,5 milhões de novos votantes acima de 60 anos, elevando sua participação para 23,6% do total. Já entre os jovens, houve queda: na faixa de 21 a 34 anos, o número caiu de 43,8 milhões para 41 milhões, e entre menores de 18 anos houve redução de 606 mil eleitores, totalizando 3,5 milhões aptos a votar em outubro.

O cenário revela um eleitorado mais envelhecido e diverso, com maior participação de brasileiros no exterior e uma leve retração entre os mais jovens, fatores que podem influenciar diretamente o debate político e as estratégias de campanha.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por