A partir de quinta-feira (16), as temperaturas começam a subir de forma gradual, reduzindo a intensidade do frio em todo o Estado
Nesta terça-feira, o frio ganha intensidade, com previsão de temperatura mínima de 8°C na região (Divulgação)
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado emitiu Boletim Meteorológico Especial válido entre esta terça-feira (14) e quinta-feira (16), prevendo a atuação de uma massa de ar frio e seco de origem polar que provocará forte queda nas temperaturas em diversas regiões paulistas.
As mínimas previstas são de 4°C na Serra da Mantiqueira, com possibilidade de geada; 6°C em Itapeva, também com condição para geadas; 8°C na Região Metropolitana de São Paulo, Vale do Ribeira, Campinas e Sorocaba; 10°C em Presidente Prudente, Marília e Bauru; 11°C em Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Araraquara e São José do Rio Preto; e 13°C na Baixada Santista e Litoral Norte.
Amanhã (15), o amanhecer seguirá frio, com chance de nevoeiros e neblinas, principalmente na faixa leste, Vale do Paraíba e áreas de baixada. Apesar da elevação gradual das temperaturas durante a tarde, a sensação de frio persistirá à noite devido aos ventos do quadrante sul. A partir de quinta-feira (16), as temperaturas começam a subir de forma gradual, reduzindo a intensidade do frio em todo o Estado.
A Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados com crianças e idosos, pessoas em situação de rua e animais de estimação, mais vulneráveis aos efeitos das baixas temperaturas. Recomenda-se manter-se bem agasalhado, ventilar os ambientes e evitar improvisar sistemas de aquecimento, devido ao risco de incêndios e intoxicação por monóxido de carbono.
Motoristas também devem ter atenção redobrada nas primeiras horas do dia, quando nevoeiros e neblinas podem reduzir temporariamente a visibilidade.
Temperaturas previstas
Serra da Mantiqueira: 4°C;
Regiões de Itapeva e Registro: 6°C;
Região Metropolitana de São Paulo e Vale do Ribeira: 8°C;
Regiões de São José dos Campos, Campinas e Sorocaba: 8°C;
Regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba e Bauru: 10°C;
Regiões de Ribeirão Preto, Franca, Barretos, Araraquara e São José do Rio Preto: 11°C;
Baixada Santista e Litoral Norte: 13°C.