DNA XV Sub-20

XV de Piracicaba estreia na Copinha 2026

Primeiro jogo do Alvinegro piracicabano, domingo (4), é contra o Criciúma

Da Redação
03/01/2026 às 08:20.
Atualizado em 03/01/2026 às 08:20
Nhô Quim voltará a campo três dias depois, contra os donos da casa, e no dia 10 enfrentará o clube do Distrito Federal (Mariana Kasten/XV)

Nhô Quim voltará a campo três dias depois, contra os donos da casa, e no dia 10 enfrentará o clube do Distrito Federal (Mariana Kasten/XV)

A equipe DNA XV Sub-20, integrante do grupo 18, sediado em Tietê, no Estádio José Ferreira Alves, estreia na 56ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a famosa Copinha 2026, diante do Criciúma, amanhã, dia 4, às 15h15. Comercial de Tietê e Canaã abrirão as disputas da chave na mesma data, às 13h. O Nhô Quim voltará a campo três dias depois, às 13h, contra os donos da casa, e no dia 10, também às 13h, diante do clube do Distrito Federal.

Na fase inicial da competição, após os jogos em turno único entre os integrantes dos grupos, os dois primeiros colocados de cada chave se classificarão para a etapa seguinte, quando o torneio passará a contar com partidas únicas eliminatórias. Serão, então, mais seis fases até o campeão ser conhecido, em final que tradicionalmente acontece no aniversário da cidade de São Paulo, no dia 25 de janeiro.

O técnico quinzista Marcus Vinícius analisou a ordem dos confrontos:
“Será uma dura jornada, e estamos trabalhando bastante para estarmos o mais preparados possível. Devemos ter atenção aos mínimos detalhes. Logo de cara, teremos o campeão catarinense e semifinalista da última Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em seguida, o time da casa, com quem atuamos com frequência nos últimos anos e sabemos da força. Por último, o Canaã, que possui uma equipe de qualidade e nos trouxe dificuldades na edição deste ano da Copinha”, comentou.

Uma particularidade do torneio é o curto intervalo entre as rodadas, o que exige ainda mais dos aspectos físicos e emocionais dos atletas. Com isso, os ajustes dos clubes envolvidos são minuciosos.
“Temos que proporcionar as melhores condições aos jogadores e explorar o potencial do elenco como um todo. Dessa maneira, creio que estaremos prontos para essa sequência, visando sempre representar o XV de Piracicaba da melhor forma”, externou o ex-zagueiro e atual treinador.

Jovens talentos

O campeonato começou ontem com a mesma expectativa de todos os anos: revelar ao cenário nacional jovens promissores.

A fórmula de disputa segue a tradição: 128 times divididos em 32 grupos de quatro, espalhados por diferentes cidades do Estado de São Paulo. Classificam-se à segunda fase os dois melhores de cada chave. Daí em diante, jogos únicos no estilo mata-mata. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.

A edição de 2026 chama atenção pelo número de estreantes. Ao todo, 22 clubes participam da Copinha pela primeira vez, entre eles Meia Noite-SP, Real-RR, Águia de Marabá-PA, Athletic-MG, Centro Olímpico-SP, Guanabara City-GO, Maricá-RJ, Naviraiense-MS, Quixadá-CE, São Luís-MA e União Cacoalense-RO.

Entre os paulistas, nomes tradicionais ficaram fora da Copinha 2026, como Marília (campeão em 1979), Paulista de Jundiaí (campeão em 1997), Rio Branco (vice em 2008), além de Batatais, São Bernardo e São Caetano, todos com histórico relevante na competição.

O Corinthians, maior campeão com 11 títulos, aposta neste ano no meio-campista Gui Amorim, de 17 anos, elogiado pela leitura de jogo e chegada ao ataque.

O São Paulo, atual campeão após superar o Corinthians na decisão de 2025, é o segundo maior vencedor, com cinco taças. O destaque tricolor é o atacante Paulinho, além do meio-campista Gustavo Zabarelli, de apenas 16 anos.

O Palmeiras busca manter o protagonismo recente após as conquistas consecutivas de 2022 e 2023, e segue revelando talentos depois de lançar Endrick, hoje no Lyon, e Estevão, astro do Chelsea.

Neste ano, os palmeirenses contam com nomes já utilizados por Abel Ferreira no profissional, como o zagueiro Benedetti, o meia-atacante Erick Belé e o volante Luís Pacheco, que atuou em 2025. Eduardo Conceição, de 16 anos, chama atenção pela precocidade e pode repetir o caminho de Endrick e Estevão. (com informações do XV e do EC)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por