
Camilo Riani (à direita) com o apresentador Serginho Groisman (Divulgação)
“Um filme maluco passa pela cabeça, num turbilhão de emoções e o desejo de novos passos. Se for na capital mundial do humor, melhor ainda”. É assim que o premiado artista, caricaturista e pesquisador rio-clarense Camilo Riani resume sua reação à notícia da homenagem oficial pública que acontece nesta quarta-feira, às 19h30, na Câmara Municipal, quando recebe o título de Cidadão Piracicabano.
A proposta da homenagem é do vereador Pedro Kawai, em reconhecimento à dedicação de Riani nas diversas áreas culturais em que atuou, entre 25 anos de presidência do evento internacional Salão Universitário de Humor de Piracicaba, pesquisas, produção artística, docência universitária, publicações literárias e grande imprensa.
“Vejo esse momento como uma homenagem à arte e à cultura como um todo, além da gratidão por tantas pessoas que construíram essa história comigo”, comenta o artista, que se encontra afastado da produção contínua de sua arte por conta de uma enfermidade autoimune. O homenageado destaca, ainda, o papel da família, da esposa Andréa Riani, amigos e parceiros de inúmeros projetos. “Esse momento é de cada uma dessas pessoas incríveis que fazem parte de uma longa história, em especial àquelas ligadas à querida Piracicaba”, completa.
Carreira
Artista visual, caricaturista, pesquisador, professor, conquistou mais de cinquenta prêmios nacionais e internacionais nos campos das artes visuais, humor e ilustração. Presidente do Salão Universitário de Humor de Piracicaba, teve seus trabalhos publicados pelos maiores jornais e revistas do país, como Folha de S. Paulo, Estadão, Veja, Elle, Le Monde Diplomatique, O Pasquim-21, Ed. Globo. Realizou trabalhos visuais para TV no "Programa Livre" (SBT/Serginho Groisman) e "Fanzine" (TV Cultura/Marcelo Rubens Paiva).
É autor do livro 'Tá rindo do quê?', resultado de seu Mestrado, premiado com o Troféu HQ-Mix/Associação dos Cartunistas do Brasil/SESC. Com Doutorado e Pós-Doutorado em educação e imagem, é autor da Arte-Tese ‘Caricatas: arte-rosto-humor-experiência', novamente premiada com o Troféu HQ-MIX / 2017 como melhor Tese do país sobre o tema (Serginho Groisman, Jal & Gual, ACB, SESC), com prefácio de Luís Fernando Veríssimo. Professor universitário nas áreas de criação e design, ilustrou a obra de Monteiro Lobato 'Dom Quixote das Crianças' a convite da Editora Globo.
Criador da técnica ‘Cartoongrafia’, conquistou pela terceira vez o Troféu HQ Mix (2019) ao lado de Maurício de Sousa e outros grandes nomes do cartum nacional, por sua atuação no documentário sobre os 45 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.