Museu Prudente

Revolução de 1932 é tema de exposição

Compõem a mostra diversos tipos de materiais utilizados nos confrontos entre as tropas paulistas e as forças do governo de Getúlio Varga

Da Redação
07/07/2022 às 09:22.
Atualizado em 07/07/2022 às 09:24

Revolução Constitucionalista de 1932 (Divulgação)

Em referência às nove décadas da Revolução Constitucionalista de 1932, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), sedia a exposição “Revolução Constitucionalista de 1932: 90 anos de História”, elaborada com objetos do acervo da própria instituição.

A mostra será aberta no sábado, às 10h, com entrada gratuita, seguida por evento cívico, às 11h, na Praça José Bonifácio, próximo ao Monumento Soldado Constitucionalista.

Compõem a mostra diversos tipos de materiais utilizados nos confrontos entre as tropas paulistas e as forças do governo de Getúlio Vargas e que hoje pertencem ao acervo do museu. São eles: imagens, medalhas, documentos, peças de uso cotidiano das tropas, indumentárias, dentre outros objetos doados pelos próprios combatentes ou seus familiares.

“A Revolução Constitucionalista de 1932 é um fato histórico importantíssimo, que recorda um movimento armado que ocorreu há 90 anos e que durou três meses. Toda a comunidade piracicabana e familiares dos ex-combatentes atuantes nesse episódio está convidada a visitar o museu e ver de perto um pouco desta história”, disse Érica Frasson, diretora do Museu Prudente de Moraes.

Ato cívico

Após a abertura da exposição Revolução Constitucionalista de 1932: 90 anos de História, os participantes estão convidados a seguir para o ato cívico em homenagem aos ex-combatentes atuantes no conflito, às 11h, nas proximidades do Monumento - Soldado Constitucionalista, localizado na Praça José Bonifácio.

Na ocasião, autoridades cívicas e militares realizam breve homenagem aos 90 anos da Revolução Constitucionalista.

Serviço
Museu Prudente de Morae fica na rua Santo Antônio, 641, Centro. Informações: (19) 3422-3069.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por