Músico piracicabano

Plinio PB lança EP que aborda a vida como laboratório de amores e relações

Trabalho autoral, “Observando Amores” reúne quatro faixas autorais que exploram a diversidade musical brasileira e tratam de diferentes momentos em um relacionamento

Da Redação
01/07/2025 às 06:53.
Atualizado em 01/07/2025 às 06:53
O material, que está disponível nas principais plataformas de streaming, foi gravado em Florianópolis (Erica Nascimento)

O material, que está disponível nas principais plataformas de streaming, foi gravado em Florianópolis (Erica Nascimento)

O cantor e compositor piracicabano Plinio PB lança seu novo EP, “Observando Amores”, que reúne quatro faixas autorais e explora a diversidade musical brasileira para ilustrar lírica e sonoramente as diversas nuances dos relacionamentos amorosos, desde o encanto inicial até os desafios e as reflexões que acompanham as relações humanas.

O material, que está disponível nas principais plataformas de streaming, foi gravado em Florianópolis (SC) pelo produtor musical Felipe Pessoa (Pipe).

A faixa “Esquiva”, que transborda brasilidade, conta com a participação da cantora paraibana Lara Sales e reúne arranjos que combinam a suavidade da bossa nova carioca com a energia da guitarrada paraense. A composição aborda a dança emocional dos encontros e desencontros do amor e leva o ouvinte em uma atmosfera íntima, provocativa e envolvente. Faixa-título do EP, “Observando Amores (Fecha Comigo)”, apresenta a serenidade da bossa nova, com toques de pagode no refrão, trazendo todo o romantismo do início de um relacionamento.

Composta inicialmente como um pagode, “Só Deu Sol”, que se destaca pela bela harmonia, ganhou ares de MPB após ser revisitada para entrar no material. A letra aborda um momento de dificuldades dentro de um relacionamento, em que surgem dúvidas e incertezas. “Volte Atrás” tem um arranjo com metais e aborda a ressignificação do passado.

A vida como um laboratório de amores

Plinio PB explica que a ideia de reunir em um EP as quatro canções – compostas inicialmente para serem lançadas como singles – surgiu a partir da constatação de que elas dialogam entre si, ao abordarem diferentes momentos de um relacionamento amoroso.

“Começamos com ‘Esquiva’, que fala sobre flerte, o momento da conquista. ‘Observando Amores’ aborda a fase em que analisamos os sentimentos do parceiro ou da parceira para entrar de cabeça no relacionamento. ´Só Deu Sol’ trata de um momento de instabilidade na relação a dois e ‘Volte Atrás’ traz à tona uma tomada de decisão ruim, mas que, apesar disso, é possível retomar o relacionamento, se isso fizer sentido”, afirma.

“Eu sou uma pessoa muito observadora. Quando eu entro em um ambiente, estou sempre observando a reação das pessoas, os pequenos gestos. Muitas vezes eu componho inspirado por situações que eu observei, além de sentimentos pessoais. E é isso que eu quero passar com o EP, a questão da vida como um laboratório de amores e relações”, conclui Plinio.

Diálogo entre diferentes gêneros musicais

Em sua carreira, Plinio PB é conhecido pelo trabalho em busca do desenvolvimento de uma sonoridade própria, que dialoga com a MPB contemporânea e outros gêneros musicais brasileiros, o que pode ser percebido em suas diferentes composições lançadas anteriormente.

“Tá Tudo Bem” atingiu, em maio, a marca de 1 milhão de visualizações no Spotify. “É Tão Melhor”, foi produzida no conhecido estúdio Nossa Toca, em Balneário Camboriú (SC). “Atlântida” foi gravado com o produtor musical Denis Floriano, conhecido na cena pelo seu trabalho como guitarrista da banda Capitão Nemo.

Plinio PB

Do pagode com os amigos do colégio ao trabalho autoral que hoje consolida sua identidade artística, Plinio PB construiu uma trajetória marcada pela pluralidade da música brasileira. Criou e participou de projetos que transitam pela bossa nova, samba, pagode, MPB e samba-rock, sempre buscando novas conexões e linguagens.

Sua música carrega a marca das raízes brasileiras, sem abrir mão de uma estética contemporânea que abraça, conecta e emociona. Além de cantor e compositor, Plinio PB também é produtor artístico, com experiências relevantes como a banda de samba-rock/pop Sambalanço Social Clube, com a qual realizou shows em mais de 30 cidades brasileiras e participou de eventos de grande porte, como a Virada Cultural, e abriu apresentações de nomes como Seu Jorge, Leandro Lehart e Baile do Simonal.

Assinou também a direção artística do grupo de samba Tá em Casa, em que produziu um DVD que contou com a participação especial de Ubirany, criador do repique de mão e um dos fundadores do lendário grupo Fundo de Quintal. É um dos fundadores da roda de samba do Bagaço da Laranja, de grande destaque na região de Piracicaba. Idealizou e liderou o projeto Som Brasa, para fortalecer a cena da música autoral. Atualmente, Plinio também se dedica ao selo musical independente Brasazul.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Gazeta de Piracicaba© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por