
Jornalista Marcos Vanceto com uma das fotos do acervo, que vai estar em exposição a partir do dia 1º (Divulgação)
O Museu Luiz de Queiroz, da Esalq, recebe ao longo de todo o mês de junho a exposição fotográfica Memórias ecológicas de um piracicabano, do fotojornalista Marcos Antonio Vanceto. A mostra reforça o compromisso da universidade com a conscientização ambiental e com a valorização da produção cultural regional.
A exposição reúne 57 fotografias impressionantes, em preto e branco e coloridas, acompanhadas por frases de caráter educativo e reflexivo. O conjunto propõe um olhar crítico sobre a relação entre a ação humana e os ecossistemas naturais, estabelecendo um contraste entre diferentes registros do rio Piracicaba.
As fotos foram produzidas ainda na década de 1980, durante períodos de estiagem. Os cenários são impactantes, com grande quantidade de resíduos sólidos descartados irregularmente, incluindo embalagens, pneus, móveis e restos de animais.
Para o jornalista, a mostra busca sensibilizar gestores públicos e a população em geral para a urgência da preservação ambiental. “O rio Piracicaba, os oceanos e toda a natureza pedem socorro”, afirmou.
Em entrevista à Gazeta, o autor chamou a atenção para desafios como a redução da vazão do rio, o desmatamento, o crescimento urbano desordenado, o despejo de esgoto, o acúmulo de lixo e o uso intensivo de defensivos agrícolas na bacia hidrográfica.
“A cidade cresce sem parar, o consumo de água aumenta, e é imprescindível que todos tenham consciência de que o rio é nosso patrimônio maior e precisa de respeito”, destacou.
Câmera
A exposição apresenta a câmera Asahi Pentax K1000 utilizada por Vanceto na produção das fotografias. O equipamento foi um presente de seu pai, Jair Vanceto, ao término da graduação em jornalismo, e compõe a narrativa afetiva e histórica da mostra.
A iniciativa evidencia o papel da fotografia como instrumento de educação ambiental, memória e divulgação científica, aproximando arte, comunicação e sustentabilidade.
O acervo, que há uma década chegou a ser parcialmente exposto no Museu da Água, agora será disponibilizado para estudantes e pesquisadores interessados não só na memória do rio, mas também no debate sobre ações conservacionistas.
Marcos Antonio Vanceto, ex-aluno do Colégio Dom Bosco, é jornalista e pós-graduado em marketing pela Unimep. Fez especialização em jornalismo científico pela ECA-USP. Hoje, aos 62 anos, é membro do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba.
Ele construiu uma carreira sólida em comunicação institucional, jornalismo científico, fotografia e pesquisa histórica. Ao longo de sua trajetória, atuou em instituições como a Prefeitura de Piracicaba, Semae, Editora Abril, Inspetoria Salesiana de São Paulo e Instituto Butantan.
Foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo em Piracicaba, professor de pós-graduação do Senac e articulista do jornal O Democrata. Também participou de exposições individuais e coletivas.
Serviço
Memórias ecológicas de um piracicabano
De 1º a 30 de junho
Museu Luiz de Queiroz
Visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e no domingo, 28 de junho, das 8h às 14h